E agora, web designer ou web developer?

E agora, web designer ou web developer?

A grande maioria dos ingressantes no mercado de TI tem essa dúvida, nesse caso o pessoal de desenvolvimento web.

O que é web designer ou web developer?

Essa é uma das questões que costumamos demorar um certo tempo para encontrar a resposta, mas estamos aqui para te ajudar a não fazer feio para seu chefe e se descrever de forma errada.

Web Designer (Designer Web)

Como já deve ter deduzido o Web Designer é responsável diretamente pelo visual da aplicação web, seja, um site, um aplicativo, um CRM ou um LMS (Learn Management System). O profissional que decidi se tornar um Web Designer deve estar ciente que deverá aprender HTML, CSS e JavaScript, porém não é algo obrigatório pois o Web Designer não mexerá no código diretamente, entretanto tendo ao menos noção sobre o assunto ajudará o profissional a montar layouts seguindo as possibilidades que o programador terá na linguagem de programação aplicada.

O que realmente irá destacar o profissional serão suas habilidades com UX (User Experience) e UI (User Interface), tendências e conceitos de design para as aplicações que desenvolverá e o público alvo da aplicação.

Além do domínio das ferramentas importantes como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator para edição de imagens ou Adobe After Effects e Adobe Premier para edição de vídeo, assim como seus rivais, Corel Draw e Camtasia.

Web Developer (Desenvolvedor Web)

É chamado de Web Developer o responsável por “dar vida” ao design feito pelo Web Designer, ou seja, este profissional deverá dominar linguagens de programação como HTML, CSS, JavaScript entre outras linguagens.

Entretanto existem várias subdivisões para classificar um Web Developer como Front-End, Back-End e Full-Stack, mas abordaremos esse assunto em outro artigo.

Obrigado pessoal 😀